Palestra gratuita sobre desafios da família moderna

Em comemoração ao Dia das Mães, a clínica Dr. Atende Já! realizará no próximo sábado (12/5), na entrada principal do Shopping Cerrado, o “Mães Poderosas”, um bate-papo para discutir os desafios da família moderna. O evento tem entrada gratuita para o público e começará às 9h com um café da manhã.


A discussão abordará sexualidade, problemas emocionais e a Síndrome do Esgotamento Materno e será comandada pela psicóloga clínica e sexóloga Flavia Europeu, pela psicóloga perinatal Lívia Sebba e pela pediatra Simone Ramos. A mesa-redonda ainda contará com a moderação da cirurgiã-dentista Patrícia Quinan.

Sexualidade

Especialista em Terapia Sexual/Educação Sexual, Flávia Europeu dará algumas dicas sobre como lidar com a sexualidade dos filhos no dia-a-dia.

“Quando falamos de sexualidade para os filhos, estamos falando de nós mesmos, de nossas vivências e experiências. De fato, este não é um dos temas mais fáceis de se abordar e, até hoje, os pais se enrolam para responder uma das primeiras questões de sexualidade lançada pelos pequenos: “de onde vem os bebês?”, entre outros questionamentos”, conta.

Esgotamento Materno

O evento também contará com uma exposição sobre o Esgotamento Materno, que explicará como identificar e lidar com essa síndrome decorrente do excesso de tarefas.

“Além da atividade profissional, a mulher tem várias tarefas em casa e na maternidade e essa síndrome faz com que ela fique com raiva, estressada, esgotada emocionalmente. Ela fica sem querer fazer aquela atividade não porque não quer cuidar do filho, mas porque está cansada, sem energia, esgotada. O pior é que a mãe ainda se sente culpada, mas tem dificuldades em pedir auxílio para os outros”, explica Lívia Sebba, que também é doula e acupunturista.

Problemas emocionais

Já a pediatra e neonatologista, Simone Silva Ramos, abordará os problemas emocionais nas crianças e adolescentes na família moderna, a questão do bullying, os riscos e limites do uso da tecnologia, entre outras questões, além de orientar as mães sobre como identificar e proceder em relação às patologias emocionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa